Previne Brasil: Indicadores do 1º quadrimestre apontam avanços na Saúde de Picos
A nota anterior era de 4.4 e agora após a nova gestão, com a primeira avaliação, subiu para 6.0.
Isael Pereira / CCOM / segunda-feira, 31 maio , 2021
A Secretaria Municipal de Saúde de Picos foi informada ainda durante o fim de semana que saiu a nota referente ao 1º quadrimestre do ano, em relação ao Previne Brasil. De acordo com os dados o município cresceu nos indicadores e ficou com uma avaliação de 6.0, sendo que a última nota do Previne Brasil para a Saúde do município era de 4.4.
A proposta do Previne Brasil tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
O Previne Brasil define o financiamento da Atenção Básica que o município receberá do Ministério da Saúde. De acordo com o Secretário, Aldo Gil, receberam um prazo de até o mês de agosto para estarem se adaptando, melhorando e realizarem as mudanças para melhorar esses indicadores.
“Nos primeiros quatro meses que tivemos para trabalhar e melhorar esses indicadores aqui em Picos, conseguimos dar uma melhorada considerável e significativa. Saímos de uma nota geral de 4.4, para 6.0, visto o pouco tempo que tivemos para trabalhar, claro que vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais esses indicadores, contudo, já é uma melhora significativa”, frisou o Secretário.
Aldo Gil explica que nos pontos em que não tiveram uma nota tão boa se dá pela falta de informatização que o município se encontrava. Contudo, já providenciou equipamentos para realizar o cadastro dos devidos dados.
“Estamos fazendo a compra de 47 computadores para equiparmos 9 UBS’s com o programa Informatize, o recurso já foi enviado pelo Ministério da Saúde, e já foi licitado, está no ponto de fazermos essa compra. Com certeza, equipando essas 9 UBS’s vai ajudar muito na melhora desses indicadores”, explicou Aldo Gil.
Os indicadores atuais são sete, a partir do próximo semestre irão aumentar outros indicadores. Veja os indicadores atuais e suas porcentagens avaliadas:
- Dados Atuais (2021Q1)
– Pré-Natal (6 consultas) 54%;
– Pré-Natal (Sífilis e HIV) 77%;
– Gestantes Saúde Bucal 54%;
– Cobertura Pólio e Penta 41%;
– Diabetes (Hemoglobina Glicada) 29%;
– Cobertura Citopatológico 19%;
– Hipertensão (PA aferida) 10%.
Dados Antigo (2020Q3)
– Pré-Natal (6 consultas) 35%;
– Pré-Natal (Sífilis e HIV) 52%;
– Gestantes Saúde Bucal 34%;
– Cobertura Pólio e Penta 36%;
– Diabetes (Hemoglobina Glicada) 17%;
– Cobertura Citopatológico 18%;
– Hipertensão (PA aferida) 7%.
Veja o quadro de evolução!