Secretário de Saúde de Picos fala sobre Consórcio para Compra de Vacinas, vacinação dos idosos, plano emergencial e recursos para combater a COVID

Aldo Gil informou que a SMS já recebeu 4.259 doses para primeira dose e 1.939 doses para a segunda dose da vacinação

Da Redação

Na manhã desta segunda-feira, dia 22 de março, o secretário municipal de Saúde de Picos, Aldo Gil, reuniu a imprensa em uma entrevista coletiva onde falou sobre diversos assuntos relativos ao combate a pandemia do novo coronavírus no município picoense.

Entre os pontos abordados por Aldo Gil estavam: a participação de Picos no Consórcio para Compra de Vacinas, a continuidade da vacinação dos idosos, o Plano Emergencial e o saldo em conta que a SMS tem para combater à COVID-19.

Em relação ao Consórcio Conectar, para compra de doses da vacina, o secretário de Saúde informou que o mesmo aconteceu em três etapas sendo que Picos já cumpriu duas.

“Os dois primeiros passos gente já cumpriu e terceiro será cumprido hoje a tarde. O primeiro passo era a adesão e mandar a documentação. Picos foi toda a documentação ok já deram o sinal que está tudo ok. Picos e mais 21 municípios do Piauí se cadastraram de forma correta e 30% apenas dos municípios do Brasil se cadastraram no Consórcio. A segunda etapa era aprovar o Projeto de Lei na Câmara Municipal de Vereadores onde nós já concluímos também a aprovação dessa Lei que regulamenta a compra dessas vacinas. E o terceiro e último passo se dará hoje a tarde as 15h00min em uma reunião do Comitê da Assembleia Geral Constituinte do Consórcio”, explicou Algo Gil.

Após essa reunião, o gestor frisou que todos os trâmites já estarão regularizados para que possam ser feitas compras de doses da vacina contra o coronavírus através do Consórcio Conectar.

“E pelo que eu já vi, já li e estão dizendo por aí, não haverá custo para o município na compra dessas vacinas, será financiado pelo comércio, por órgãos filantrópicos ou pelo próprio Governo Federal”, destacou.

Mas o gestor falou que se por acaso precisar de alguma contrapartida dos municípios, a Secretaria Municipal de Saúde de Picos ainda conta com Recursos COVID que são suficientes para a compra de quase 100% das doses para vacinar a população picoense.

No que diz respeito a campanha de vacinação em si, Aldo Gil falou que a Secretaria de Saúde de Picos está imunizando agora o público alvo que compreende os idos na faixa etária de 75 a 79 anos.

“Já fizemos a vacinação dos acima de 90 anos, de 85 a 89 anos, de 80 a 84 anos e estamos agora na etapa de 75 a 79 anos. Nós estamos tendo um problema de defasagem de doses para os públicos alvos que já passaram. Nós já fizemos um relatório nominal, que nossa equipe da Atenção Básica já nos concedeu o levantamento para nós enviarmos para o Ministério da Saúde e estamos enviando hoje e também vamos enviar para SESAPI para estarmos solucionando esse problema. O que foi que houve? O Ministério da Saúde tomou por base, para enviar as doses, o último Censo do IBGE de 2010 e esse Censo está totalmente defasado. Se você pegar um idoso que 11 anos atrás, quando foi feito o Censo, tinha 65 anos hoje ele tem 75 e ele já está em outro público alvo. Estamos enviando essa relação para o Ministério da Saúde está enviando esse complemento de dose para o público alvo que ficou sem vacinação e já passou a fase de vacinação dele. O Ministério da Saúde, por exemplo, já compreende que acima de 90 anos 100% do público alvo de Picos já foi vacinado quando na verdade não foi. Da mesma forma em relação ao publico alvo de 80 a 89 anos”, pontuou.

O gestor da SMS de Picos colocou ainda que diante desse problema tinha a opção de colocar a disposição desses idosos de 80 a mais de 90 anos as vacinas enviadas destinadas para os de 75 a 79 anos, para estar cobrindo o público anterior que ficou sem ser imunizado, no entanto, ele disse que achou melhor seguir o protocolo do Ministério da Saúde e vacinar o público alvo ao qual o lote dessas últimas doses da vacina contra o coronavírus foi destinado.

“Já estamos reportando esse problema para o Ministério da Saúde para que eles possam enviar o complemento de quem ficou descoberto pela vacina”, completou.

De acordo com Aldo Gil, a Secretaria de Picos já recebeu 4.259 doses para primeira dose e 1.939 doses para a segunda dose, sendo que já foram aplicadas 3.610 de primeira dose e 1.312 de segunda dose.

“Esses números a diferença é um pouco maior porque a maior parte dessas doses nós recebemos na sexta-feira [dia 19 de março] e estamos aplicando durante o decorrer desta semana”, esclareceu.     

O secretário de Saúde de Picos também informou que ao longo desta semana serão aplicadas 740 doses de primeira dose e 530 de segunda dose.

“A quantidade de dose aumentou, a velocidade de chegada dessas doses aumentou bastante. Até a dose 3.000 foi bem lento processo porque chegavam 40 doses, chegavam 120 doses. Mas da dose 3.000 até a 5.000, onde nós já estamos, foi bem mais rápido e agora eu acredito que daqui para frente siga mais rápido”, destacou.

Aldo Gil concluiu dizendo que para não atrapalhar o andamento normal nos Postos de Saúde e os outros serviços ofertados pela Atenção Básica a vacinação contra COVID foi descentralizada dos PSF’s. “Hoje por exemplo nós estamos fazendo essa vacinação no Premem e no colégio Mário Martins no Junco”, encerrou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *