SMS de Picos irá descentralizar atendimentos relacionados a COVID-19 e passa a oferecer especialidades médicas no CIEMPI na Avenida Severo Eulálio
Secretária de Saúde, Tatiane Gil, explicou que essas mudanças ocorreram pelo fato do Ministério da Saúde não ter autorizado a continuidade da utilização do espaço do CIEM, tendo e vista que o local foi construído para abrigar uma UPA
Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde de Picos tem novidades para população picoense em relação ao oferecimento de serviços de especialidades médicas e no que diz respeito ao novo coronavírus, a chikungunya e a varíola do macaco.
Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, dia 24 de outubro, a secretária municipal de Saúde, Tatiane Gil, disse que devido o município não ter nenhum caso ativo do cornavírus e por conta da baixa procura para atendimentos o Centro de Referência COVID, que funciona no prédio do CIEM (Centro Integrado de Especialidades Médicas), no bairro Cata-vento, será desativado até o fim deste mês.
“Lá no CIEM hoje nós trabalhamos com 40 funcionários, de domingo a domingo, desde zeladores até os médicos e termina que esse serviço está ficando obsoleto e não está tendo a procura, os dados mostram que em outubro de 2020 nos tivemos 3.523 atendimentos e em outubro deste ano nós só tivemos 72 atendimentos”, explicou Tatiane Gil comemorando essa redução nos atendimentos relacionados a COVID-19, haja vista que segundo a gestora da SMS isso mostra que a pandemia está chegando ao fim.

Ela aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os funcionários que trabalharam de forma incansável no CIEM para oferecer a população um serviço que salvou inúmeras vidas durante a pandemia.
“Quando as pessoas iam fazer os testes então eles já tomavam os cuidados necessários até para não transmitir para as outras pessoas e é uma equipe que nós temos uma gratidão enorme por todo o serviço prestado e esses atendimentos [relacionados a o coronavírus, a chikungunya e a varíola do macaco] vão ser repassados para os Postos de Saúde e as pessoas que estiverem com a suspeita com algum sintoma de gripe no lugar de procurar o CIEM irão procurar agora os Postos de Saúde. O serviço se encerrará no último dia desse mês lá no CIEM e no dia 01º de novembro já irá funcionar dessa mesma forma”, esclareceu a secretária de Saúde.
No que tange a vacinação contra a COVID Tatiane Gil falou que essa imunização também sofrerá mudanças.

“Desde o início da vacinação em 2021 foi montada uma grande estrutura, ainda na época do secretário, Aldo [Gil], para acontecer essa campanha. Foram contratados diversos profissionais da área de saúde, separamos os locais que cabiam muita gente devido a todos quererem a vacina ao mesmo tempo. Foi uma vacinação realmente complica no início, devido a baixa quantidade de doses que foram enviadas para o município. Mas hoje nós contamos com uma estrutura que não está sendo necessária. Para se ter uma ideia, durante todo o mês de outubro a procura por vacina foi mais baixa do que a gente aplicava em um único dia algum tempo atrás. Nós chegávamos a aplicar 1.000 doses por dia na época da alta da COVID. Como teve uma queda na COVID e como muita gente já está com seu esquema vacinal completo a procura realmente baixou e hoje tem dias que nós aplicamos 30 doses. Então não necessita mais de um Picoense Club, de toda essa estrutura para estar acomodando essas pessoas e nós vamos passar essa demanda para os Postos de Saúde que no caso nós combinamos que serão o Antenor Neiva, que fica no Centro, e no do Junco para atender a população que mora naquela Região”, pontuou.
Em relação às especialidades médicas que eram oferecidas no CIEM, a gestora disse que as mesmas desde o dia 01º de setembro estão sendo disponibilizadas no CIEMPI (Centro de Especialidades Médicas de Picos), que fica localizada na Avenida Severo Eulálio, no Bairro Canto da Vàrzea.
“Hoje nós contamos com dermatologista, ortopedista, cardiologista, psiquiatra, fazemos exames de ultrassom, eletro, vários serviços que estão funcionando a todo o vapor da mesma forma como funcionava no CIEM”, completou.

A secretária de Saúde de Picos encerrou informando que todas essas mudanças também ocorreram pelo fato do Ministério da Saúde não ter autorizado a continuidade da utilização do espaço do CIEM, tendo e vista que o local foi construído para abrigar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
“Por isso nós transferimos esses serviços para a o prédio da Severo Eulálio. E mais uma vez eu vou aproveitar para parabenizar mais uma vez a equipe, parabenizar aqui a nossa coordenadora [de Imunização], Mariana [Fontes] por todo o empenho nessa campanha que foi muito difícil, parabenizar aqui também Danilo Guimarães, Diretor do CIEMPI e Tânia que agora vai abraçar na tensão básica essa missão, agradecer ao prefeito, Gil Paraibano, por sempre ter dado autonomia para a Secretaria de Saúde trabalhar da melhor forma para a população e dizer que nós estamos felizes em poder dar essa coletiva hoje porque é um sinal que as coisas estão calmas e que a COIVID está indo embora ”, encerrou.
