Piauí tem 16 municípios em situação de emergência devido à seca, diz Ministério

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu a situação de emergência em 22 municípios do Nordeste devido à seca e estiagem. O Piauí é o estado mais afetado, com 16 cidades incluídas na lista de emergência. A Portaria n.º 3.120 foi publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (13), oficializando o reconhecimento federal.

Em setembro, o Governo do Piauí havia decretado emergência em 119 cidades do estado devido à seca. Agora, com a inclusão no reconhecimento federal, os municípios afetados podem solicitar recursos para ações de Defesa Civil. As solicitações devem ser feitas através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
No caso do Piauí, a situação de emergência está válida por 180 dias e abrange todo o estado, que, de acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semarh), tem enfrentado uma seca extrema após sete anos. O problema é agravado pela irregularidade das chuvas que comprometeram o abastecimento hídrico. O quadro de seca persistiu ao longo de 2024 e seguiu no início de 2025, mantendo a situação crítica em várias regiões.
Veja os municípios do Piauí afetados:
- São Luís do Piauí
- Palmeira do Piauí
- Bonfim do Piauí
- Caridade do Piauí
- Caldeirão Grande do Piauí
- São José do Piauí
- Tamboril do Piauí
- Santo Inácio do Piauí
- Itaueira
- Jurema
- Dom Expedito Lopes
- Corrente
- Massapê do Piauí
- Santa Luz
- Buriti dos Montes
- Vera Mendes
Fonte: Portal AZ