Esta noite não se esqueça de olhar para cima: a primeira superlua azul do ano vai iluminar os céus

Esta segunda-feira não se esqueça de olhar para o céu para ver uma rara superlua azul, um fenómeno que resulta da conjugação de dois fatores: um alinhamento exato e um timing perfeito. De acordo com o ‘Jornal de Notícias’, vai poder ver a Lua maior e mais brilhante do que o habitual.
Esta superlua vai ser a primeira de quatro seguidas e será uma lua azul sazonal: de acordo com o site especializado ‘EarthSky.org’, a superlua poderá ser até 8% maior e 15% mais brilhante do que comum. Está numa altura em que atinge o perigeu, ou seja, o ponto mais próximo da lua e da Terra durante um mês, o que a fará orbitar cerca de 22 mil quilómetros mais perto do planeta.
Segundo a NASA, o termo “superlua” foi adotado pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979, quando uma lua nova ou cheia está 90% mais próxima da Terra do que o habitual.
A lua cheia de agosto é muitas vezes referida como a “Lua do esturjão”, apelidada pelas tribos algonquinas que viviam no que hoje é conhecido como o Nordeste dos EUA. O nome refere-se aos grandes peixes que eram mais facilmente capturados nesta altura do ano nos grandes lagos e outras massas de água.